quinta-feira, 18 de outubro de 2012


               Olá , professores! Sou pedagoga  da escola  "Alternativa"! Bem vindos ao meu blog! Este espaço foi criado para aprofundarmos nossos conhecimentos acerca da importância do currículo na escola, dando ênfase aos três tipos de currículos que estão inseridos neste contexto que são os  Currículos Real, Oculto e Prescrito.
           
            Espero a participação e a contribuição de todos, uma vez que é de suma importância compartilharmos  nossos saberes e colocá-los em prática.





CURRÍCULO ESCOLAR



             Do  ponto de vista etimológico, o termo currículo é derivado da expressão latina curriculum, significando "pista ou circuito atlético" (Santos e Paraíso, 1996, p.1).

                 Segundo Samuel Rocha Barros, em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares. Em sentido restrito, currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino.Neste sentido, o currículo abrange dois outros conceitos importantes: o de planos de estudo e o de programa de ensino, onde:


  •  Planos  de estudo é a lista de matérias que devem ser ensinadas em cada grau ou ano escolar, com indicação do tempo de cada  uma, expressa geralmente em horas e semanas;
  • Programa de ensino é a "relação dos conteúdos correspondentes a cada matéria do plano de estudos, em geral, e em cada ano ou grau, com indicação dos objetivos, dos rendimentos desejados e das atividades sugeridas ao professor para melhor desenvolvimento do programa e outras instruções metodológicas (PILETTI, 2004, p.1).       
            Em resumo, entende-se o currículo como o projeto que preside as atividades educativas escolares, define suas intenções e proporciona guias de ações adequados e úteis para os professores que são diretamente responsáveis por sua execução."Para isso, o currículo proporciona informações concretas sobre que ensinar ,quando ensinar, como ensinar e que, como e quando avaliar"(Psicologia e currículo, São Paulo, Ática, 1996,p.43-5).
         
             Diante do que foi exposto, de acordo com a autora Adriana Regina de Jesus  será feito um breve histórico acerca dos três tipos de currículos: Real, Oculto e Prescrito, onde:









1.     Currículo Real: é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino;

2.   Currículo Oculto: é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio as várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar;

3.   Currículo Prescrito: refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino, é expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo. Este é o que traz prescrita institucionalmente os conjuntos de diretrizes como os Parâmetros Curriculares Nacionais.

           Portanto , é de suma importância que se dê uma maior atenção ao currículo escolar, uma vez que o mesmo é tido como um guia, visto que um  currículo bem planejado deverá representar a construção social do conhecimento, tentando propor meios para que tal construção se efetive. 

           Mais adiante será passado um vídeo sobre  currículo:







             

          



                    Enfim, sugiro que façamos um debate sobre a importância do currículo, uma vez que, um  currículo escolar deve ser elaborado a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno, não devendo ser algo fragmentado, mas que as diversas áreas do conhecimento sejam integradas e conectadas,objetivando com isso que se forme alunos críticos, reflexivos, capazes de produzir seu próprio conhecimento, deixando assim de ser meros ouvintes, que não indagam o mundo a sua volta, por isso deixo uma pergunta para nosso debate e reflexão: Será que os conteúdos ministrados em sala de aula tem sido associados com a realidade dos alunos ou os mesmos são somente palavras fragmentadas que passam despercebidas pelos alunos?


Referências Bibliográficas.




SANTOS, Lucíola Paixão; PARAÍSO, Marlucy Alves. O currículo. In: Presença Pedagógica. V. 2, n.7, jan/fev, 1996.


Disponível em:
< http:// www.pucpr.br /eventos/educere/educere 2008/anais /pdf/642 840. pdf> acesso em 06 de outubro de 2012 às 11:00 e vinte e nove minutos.


 Disponível em:


< Pt. scribd.com/doc/6779342/ O -Currículo- Escolar> acesso em 06 de outubro de 2012 às 12:00 e vinte minutos.




Alguns links sobre currículo:


Um comentário:

  1. Esse blog é muito importante para quem deseja aprender um pouco sobre currículo.

    ResponderExcluir